Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Eterna peregrinação



Fonte da foto: http://www.flaestatistica.com/times1915.htm
Grande estádio do Flamengo perambulou pela cidade toda

ROBERTO ASSAF

O futebol do Flamengo começou sem ter casa própria. De 1912, quando foi criado o Departamento de Sports Terrestres do clube, a 1915, o rubro-negro mandou seus jogos no estádio das Laranjeiras.
Naquele ano, o presidente Edmundo de Azurém Furtado arrendou um campo de futebol que pertencia à família Guinle, à Rua Paysandu, onde no começo do século havia, acreditem, uma arena de touros.

O estádio da Rua Paysandu foi inaugurado em 31 de outubro de 1915, quando o Flamengo, já bicampeão do Rio, comemorou o título goleando o Bangu por 5 a 1.

O contrato de arrendamento tinha validade de dez anos. Em 1925, os Guinle começaram a pressionar, e os dirigentes do Flamengo passaram a procurar um novo local para abrigar o futebol e os outros esportes que foram a reboque para a Paysandu.

Após negociações com o prefeito Alaor Prata, o presidente rubro-negro Faustino Esposel obteve uma área às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Os conselheiros recusaram-na, a princípio, alegando que o local não passava de ''um areal de fim de mundo''. Mas, sem outra opção, acabaram aceitando - em 2 de março de 1926, o Flamengo assinava o contrato de arrendamento com a prefeitura, válido por 60 anos, e prorrogado ad eternum.

Mas o futebol só deixou a Paysandu em 25 de setembro de 1932. Entre 1933 e 4 de setembro de 1938, quando inaugurou o estádio da Gávea, o Flamengo perambulou entre as Laranjeiras e General Severiano, que se tornaram, imaginem, seus campos oficiais.

Nestes últimos 63 anos, muitas diretorias prometeram construir um grande estádio - na própria Gávea, na Barra da Tijuca, em Vargem Grande, na Baixada Fluminense e no Fundão. Mas deixaram de lado, alegando que a casa do Flamengo é o Maracanã. Passaram-se quase 90 anos, desde a criação do Departamento de Sports Terrestres, e o Flamengo continua sem um estádio digno de sua tradição.

Fonte: http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/esportes/2001/09/18/joresp20010918002.html

Nenhum comentário: