Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de novembro de 2016

O SEGUNDO TRI

O segundo tri carioca 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na foto, em pé: Pavão, Chamorro, Servilio, Tomires, Dequinha e Jordan; agachados: Joel, Duca, Índio, Dida e Zagallo.

 

Paraguaios se unem a verdadeiro esquadrão rubro-negro e Flamengo é campeão do Rio pela 13ª vez 

 

Depois de 11 anos do primeiro tricampeonato estadual, o Flamengo contou com sangue paraguaio para a conquista do segundo. Vindo do país vizinho, o lendário técnico Fleitas Solich trouxe os conterrâneos Chamorro e Benítez para o time, que se uniram a uma geração que contava com gênios como Pavão, Jadir, Dequinha, Jordan, Joel, Rubens, Paulinho, Índio, Evaristo, Esquerdinha, Zagallo e Dida - artilheiro que foi o grande ídolo de infância de Zico.
Naquele Flamengo x America, no dia 4 de abril de 1955, ficou marcado o segundo tricampeonato estadual de futebol do Flamengo, não só pela grande atuação da equipe, comandada pelo "feiticeiro" Solich, mas também por ter sido uma justa homenagem póstuma a Gilberto Cardoso, presidente que "morreu pelo Flamengo": sofreu um ataque cardíaco após uma emocionante vitória da equipe de basquete, que levou o título sobre o Sírio com uma cesta de Guguta no estouro do cronômetro. Com uma atuação inspiradíssima de Dida, que balançou a rede quatro vezes, o Mais Querido bateu o América por 4 a 1 e sagrou-se, pela segunda vez na história, tricampeão carioca de futebol.

O primeiro título, em 1953, também veio com uma vitória sobre o America, por 2 a 0, no último jogo do terceiro turno do campeonato daquele ano - aquele time teve apenas nove derrotas em 60 partidas. Este foi o 11º título estadual da história do futebol rubro-negro. No ano seguinte, uma goleada de 5 a 1 sobre o Bonsucesso na final levou o troféu do bicampeonato para a Gávea.

O Flamengo ainda seria tricampeão carioca em mais três oportunidades: 1978-1979-1979 especial (sobre Vasco e Botafogo), 1999-2000-2001 (todos vencidos sobre o Vasco) e 2007-2008-2009 (todos vencidos sobre o Botafogo).

Nenhum comentário: