Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de novembro de 2016

ESTADUAL DE 1963

O maior do Maior: o Flamengo conquista o Estadual de 1963 perante o recorde mundial de público em jogos de clubes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma multidão de torcedores acompanhou a histórica decisão entre Flamengo e Fluminense


Dizem que o primeiro FLA x FLU aconteceu 40 minutos antes do nada. Mas um confronto ficou marcado por acontecer perante muitos, o que com direito a licença poética poderia ser chamado de o FLA x FLU de tudo. Ou todos. 


Naquele 15 de dezembro, o Maracanã recebeu 177.020 pagantes. Mais do que isso: foram 194.603 presentes. 


"Estava lá em 1963, naquele recorde de público de 177 mil. Eu ficava nas cadeiras, meu pai tinha duas. Estávamos eu, Edu e Tonico. Meu irmão mais velho foi jogado até sentar lá, de tão cheio que ficou o estádio. Como torcedor, foi meu FLA x FLU mais marcante. O empate era do Flamengo, o Fluminense pressionou, mas saímos com o empate e o título", contou Zico, em entrevista ao globoesporte.com


A partida foi duríssima. O Flamengo conquistaria o título com o empate, então o Fluminense tratou de pressionar durante toda a partida. O clima no estádio era de apreensão durante os 87 minutos que antecederam o momento decisivo, aos 43 minutos do segundo tempo.


Escurinho, ponta-esquerda do Fluminense, entrou na área e desferiu um chute, que à primeira impressão, era indefensável. Mas ali estava Marcial, arqueiro rubro-negro, para a defesa impossível. Minutos depois, a arbitragem apitava o fim do jogo e o Mengão encerrava um jejum de oito anos sem o título estadual. 


"Ele tentou me encobrir, mas abortei a saída. Eu fui e voltei. Seria gol. Lembro de ver a torcida do Fluminense, lá do outro lado, já pulando para comemorar. Mas usei a inteligência. Percebi que ele ia jogar por cima, e aí voltei. A bola era marrom. Não dava para ver com tanta nitidez. Quando ela subiu, a torcida do Fluminense gritou. Mas eu agarrei. Daí peguei a bola e mostrei para a torcida do Flamengo", relembrou Marcial em entrevista ao globoesporte.com

Nenhum comentário: