Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Léo Moura: 'Meu contrato é de nível europeu'


Léo Moura tirou essa foto com uma iguana no sábado, em Natal (RN), onde passa férias (Crédito: Arquivo pessoal)

Satisfeito no Fla, lateral diz que só admitiria trocar o Rubro-Negro pela Europa

Cassius Leitão
RIO DE JANEIRO

Erich Onida
RIO DE JANEIRO

De 1999, quando iniciou sua carreira profissional, até 2004, Leonardo Moura jamais ficou num mesmo clube por mais de um ano. Bastou vestir a camisa do clube do coração para conseguir uma seqüência. Não à toa, este ano, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira.

No Flamengo desde 2005, o lateral-direito, eleito o melhor da posição nos dois últimos Brasileiros, só admitiria trocar o Rubro-Negro pela Europa (onde jogou em três países) em caso de uma "proposta espetacular". Até porque sua renovação por mais três anos, segundo garante, foi nos moldes europeus.

Léo Moura, que curte férias em Natal (RN), concedeu essa entrevista ao LANCENET!. Confira na íntegra:

L!NET: Como analisa o ano de 2008 do Flamengo?
Leonardo Moura: O ano de 2008, mesmo sem a nossa classificação para a Libertadores, acredito que tenha sido positivo. É claro que não foi aquele ano que a gente queria, mesmo com o título carioca e com a liderança de boa parte do Brasileiro. Depois caímos um pouco, mas voltamos a estar ali na briga. Dá para tirar alguma coisa de positivo desse ano. Se o Flamengo tem um grupo forte e quer chegar, acho que consegue.

L!NET: Pode-se dizer que foi o seu melhor ano, por ter chegado à Seleção?
LM:Esse juntamente com o ano passado foram os meus melhores anos no Flamengo. Daqui para frente eu só tenho a crescer e continuar jogando bem. Acho que isso só vai acontecer com a ajuda dos meus companheiros. E para que isso aconteça, o Flamengo precisa de um grupo forte. Então, torço para que até o início do campeonato todos possam ficar para que a gente tenha um começo de ano forte e eu possa manter essa regularidade também.

L!NET: No Fla desde 2005, você foi campeão da Copa do Brasil em 2006 e do Carioca em 2007 e 2008, únicos títulos da sua carreira, que começou em 1999. O que projeta para 2009?
LM:Eu quero que o ano comece com o pé direito. Conquistando o título logo no primeiro campeonato já é muito importante, dá confiança. Além do Estadual, o Flamengo vai disputar a Copa do Brasil novamente, a Sul-Americana e o Brasileiro. Teremos grandes competiçõespara disputar e conquistar os títulos necessários. E a volta a Libertadores é o que a gente mais quer. Lógico que ainda está longe para se falar sobre Brasileiro, mas começando o ano com o título carioca será importante.

L!NET: Essa sua estabilidade no Rubro-Negro chega a impressionar. Você nunca ficou tanto tempo num mesmo clube... O fato de ser o clube do seu coração pesou?
LM:Pesou pelo clube e pelo momento. Já era a hora de eu optar. E o Flamengo é meu clube de infância, onde fui recebido de braços abertos por todos, sem exceção: porteiro, diretoria, técnicos, jogadores... Sem falar da torcida, que sempre teve um carinho imenso por mim, não só no Rio, mas onde eu vou. Tudo isso fez com que eu continuasse. E no momento que o meu contrato estava para acabar, agora, em 2008, eu já tinha renovado por mais três anos, até 2011. E esse contrato me dá ainda mais tranqüilidade. E isso pesa no momento de pensar em ir ou não para fora.

L!NET: O que esperar de Cuca à frente deste Flamengo?
LM:Nunca tive o prazer de trabalhar com o Cuca, só joguei algumas vezes contra. Mas pelo o que acompanho, é um grande treinador, de um potencial enorme e tenho certeza que chega ao Flamengo só para ajudar e buscar os títulos, como nós, jogadores.

L!NET: Você e Juan, hoje, foram a melhor dupla de laterais do futebol brasileiro? O time perde muito sem vocês...
LM:Falando da minha parte, fico muito feliz por isso, e acredito que o Juan também fique, porque quando você vê que os adversários se preocupam muito com você é sinal de que estamos dando conta do recado, fazendo por onde, e de que é importante para a equipe. Sei que a nossa importância no Flamengo é grande, mas fico triste porque não podemos ficar só dependentes dos laterais, e sim do time todo. E às vezes víamos um jogo, quando eu ou o Juan não jogava, que o time sentia um pouco. Então, isso tem que começar a mudar, precisa ser diferente.

L!NET: Você foi eleito o melhor lateral-direito dos últimos dois Brasileiros. O que falta para se firmar na Seleção Brasileira?
LM:Falta oportunidade. Na que eu tive mostrei que tenho condições de jogar na Seleção, fiz por onde estar lá e quando estive tenho certeza de que não decepcionei. Mas vou continuar trabalhando para que outras chances apareçam. E fico feliz de mais um ano ter recebido esse prêmio como melhor lateral-direito dentre tantos bons valores da posição. É um motivo de orgulho. E mais ainda de mostrar que tenho potencial para pegar uma Seleção novamente, respeitando sempre, é claro, a opção do treinador.

L!NET: Maicon, Daniel Alves e Rafinha estão num nível acima do seu? Fale um pouco sobre os três.
LM:São três jogadores de grande potencial. Eu estive com o Rafinha na Seleção. Nesse jogo para o qual fui convocado, contra a Irlanda, eu até fui titular e ele ficou como reserva. O Maicon é um lateral que tem se destacado no seu time, assim como o Daniel, que já se destacou no Sevilla e hoje está no Barcelona. Acredito que a escolha para o treinador seja muito difícil. É lógico que ele vai convocar quem estiver melhor no momento, Não posso ficar aqui lamentando se não fui convocado. Tenho é que trabalhar mais ainda para que a oportunidade apareça novamente, para eu mostrar mais uma vez para Dunga e Jorginho que eu mereço estar na Seleção.

L!NET: Você já teve passagens por Bélgica, Holanda, ainda bem jovem, e por Portugal, mais recentemente. O que faltou para vingar no futebol europeu? Ainda é um sonho voltar e jogar num grande clube da Europa?
LM:Foram momentos distintos da minha vida. Fui para a Europa com 18 anos, voltei com 21. Depois, fui só em 2005 para Portugal, onde as coisas não aconteceram do jeito como planejei. Por isso retornei para o Brasil. Mas hoje só saio daqui se for por uma coisa que seja muito especial, espetacular, porque o contrato que tenho com o Flamengo é um contrato de Europa. Estou estabilizado aqui, perto da minha família, da minha noiva... Mesmo com a distância, perto da minha filha. Para sair daqui, só com uma coisa que valha muito a pena.

L!NET: Enquanto todos estão contratando, o Flamengo até agora só fechou com dois jogadores do Santo André. Por outro lado, está conseguindo manter a base. Assim, pode-se dizer que o time é o favorito para o Carioca?
LM:Não podemos pensar como favoritos, não. Sempre quando um time entra desta forma, sempre se complica. O Flamengo tem que entrar com o pensamento de conquistar os títulos, para se tornar ainda mais forte nos campeonatos seguintes, tendo ainda mais respeito dos adversários.

L!NET: Como analisa as equipes que os rivais do Rio estão montando? Tem acompanhado a movimentação do mercado?
LM:Mesmo com toda dificuldade financeira que o país enfrenta hoje, os clubes estão procurando, dentro dos seus limites e possibilidades, contratar. O Fluminense está tentando, correndo atrás; o Botafogo está trazendo excelentes jogadores, como o Reinaldo; o Vasco procura da sua forma contratar, com as dificuldades por ter caído para a Segunda Divisão do Brasileiro; e o Flamengo trouxe um novo treinador e mais dois jogadores. Mas é o que eu sempre digo: não adianta trazer um bando de jogador, mas para a posição que precisa realmente não ter ninguém. As contratações precisam ser certas, pontuais, para as posições que verdadeiramente necessita de grandes jogadores, porque isso aqui é Flamengo.

L!NET: Qual é o grande clube do futebol brasileiro hoje? Por quê?
LM:Sem dúvida alguma que hoje, mesmo com as dificuldades, clubes como São Paulo e Cruzeiro têm caixa, até porque também vendem. Então, isso se torna mais fácil para o clube, além do marketing e outras vias de entrar dinheiro no clube. Os clubes do Rio precisam se estruturar desta forma, para que não passem dificuldades financeiras como às vezes acontece. Clubes como os que citei estão na frente porque se preparam.

L!NET: Fale um pouco da sua passagem pelo São Paulo, em 2003.
LM:Fui titular com o Oswaldo, disputei o título do Paulista e ficamos com o vice-campeonato, e logo depois eu me machuquei, tive um problema no púbis. E como estava longe da família, achei melhor voltar para o Rio. Com esse pensamento ainda surgiu a proposta de vir para o Fluminense, com a indicação do Romário. E com o time que estavam montando foi interessante para mim. Por eu ter passado pelo momento mais difícil da minha carreira, que foi essa lesão, já querendo voltar para o Rio, juntando com esse convite do Romário e do Celso Barros (presidente da Unimed), duas pessoas pelas quais tenho um enorme carinho e um agradecimento até hoje. Então, não pensei duas vezes.

LNET: Você recebeu uma proposta do Palmeiras nesse fim de ano. Não o agradou?
LM:Houve o convite, não posso negar. E fico feliz por ter recebido esse convite do Vanderlei e do Palmeiras. Mostra que meu futebol tem agradado. Mas no primeiro momento que chegou ao ouvido do Kléber Leite, ele nem pensou duas vezes e não quis me negociar. Mesmo assim, fiquei satisfeito pelo carinho e pela admiração que meu trabalho proporcionou.

Fonte: http://www.lancenet.com.br/clubes/FLAMENGO/noticias/08-12-29/457732.stm?leo-moura-meu-contrato-e-de-nivel-europeu

Nenhum comentário: