Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Aniversário de uma conquista - Estadual de 1978 (47)



Fonte da foto: http://www.flaestatistica.com/times1978.htm

Flamengo 1x0 Vasco - Final do Campeonato Carioca de 1978
De Flapédia

História

Títulos conquistados no último minuto são sempre inesquecíveis. Para os torcedores do Flamengo, são ainda mais, especialmente se as decisões são contra o Vasco da Gama. E foi o caso em 1978, há quase 30 anos, em uma partida que é lembrada até hoje pelos rubro-negros, pois foi ali que nasceu a "Geração de Ouro" do Clube, que conquistou os maiores títulos de sua história: a Taça Libertadores da América e o Campeonato Mundial Interclubes, além de quatro Campeonatos Brasileiros.

Em um torneio que teve três artilheiros, com 19 gols cada, sendo dois do Flamengo - Cláudio Adão e Zico, e um do Vasco - Roberto Dinamite, a final foi decidida com apenas um golzinho. Um gol chorado, que veio a acontecer apenas aos 43 minutos do segundo tempo da decisão. Um gol que não sai da cabeça da Nação Rubro-Negra até os dias de hoje. E também insiste em não sair da cabeça dos vascaínos. Um gol que foi feito de cabeça. Da cabeça de um dos maiores jogadores da história do Mengo: o zagueiro Rondinelli, conhecido como Deus da Raça.

Reza a lenda, que no vestiário do Maracanã, naquele dia, foi feito um pacto entre os jogadores do Fla. Um pacto de vitórias, que daria início a uma sequência sensacional de títulos, como o Campeonato Carioca, duas vezes em 1979, e também em 1981, por exemplo, ano em que, aliás, o time conquistou a Taça Libertadores da América e o Campeonato Mundial Interclubes.

O Jogo
Um clássico fresco na memória de muitos rubro-negros. Comandado por Zico, o Fla enfrentava o arqui-rival Vasco, no último jogo do Campeonato Carioca do ano de 1978. Era, na verdade, o último jogo do segundo turno do torneio. Mas, como o time da Gávea havia vencido o primeiro turno, a Taça Guanabara, se vencesse o rival neste jogo seria campeão do segundo turno e sairia com o título estadual do Maracanã. Foi o que aconteceu.


Os vascaínos precisavam apenas de um empate, para conquistar o returno e adiar a decisão do Campeonato Carioca para a outra semana, contra o mesmo Flamengo. Em um jogo muito disputado, quem assustou mais foi o Flamengo. Zico, logo no início da partida, fez bela jogada e arriscou de fora da área, mas perdeu a chance. O time de vermelho e preto seguia muito melhor no jogo, e, necessitando da vitória, partia para cima da equipe de São Januário, que, por sua vez, jogou o tempo inteiro na retranca, assustando apenas nos contra-ataques.

No segundo tempo, de novo ele, Zico, tabelou com Cláudio Adão, entrou na área, e bateu colocado, mas o goleiro vascaíno Leão fez a defesa. Depois, aos 30 minutos da segunda etapa, de novo o Galinho, driblou zagueiro cruzmaltino e bateu da entrada da área. Leão defendeu mais uma vez, e no rebote, Adílio desperdiçou. O gol rubro-negro temia em não sair, mas a equipe não desistia.

Ninguém, nem a torcida do Fla, reparou quando Rondinelli deixou o seu posto de sentinela na zaga rubro negra e caminhou em direção À área do Vasco. Eram 41 minutos do segundo tempo e Zico ia bater o escanteio. O Galo levantou a bola na área e o Deus da Raça penetrou, subiu mais que os zagueiros vascaínos e cabeceou violentamente para a meta de Leão. Um gol impressionante, inesquecível e decisivo: Flamengo 1x0 Vasco. Ainda faltavam quatro minutos de jogo, mas os cruzmaltinos não teriam forças para reagir.

Foi só aguardar o juiz apitar o final da partida para o carnaval rubro negro começar no gramado, no vestiário e pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro. O Flamengo era, mais uma vez, campeão estadual de futebol. E o melhor: com gol no finalzinho, e em cima do Vasco.

Ficha Técnica

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 03/12/1978
Gol: Rondinelli, aos 41'/2ºT


FLAMENGO: Cantarelli, Toninho, Manguito, Rondinelli, Júnior, Carpeggiani, Adílio, Zico, Marcinho, Cleber(Eli Carlos) e Tita(Alberto Leguelé). Técnico: Cláudio Coutinho.

Fonte: http://www.flamengo.com.br/flapedia/Flamengo_1x0_Vasco_-_Final_do_Campeonato_Carioca_de_1978

Um dos títulos mais importantes da história do Flamengo até hoje. Depois de anos de frustrações, a geração de Zico, Júnior e Adílio finalmente foi coroada com um campeonato. O título saiu após uma épica vitória por 1 a 0 sobre o Vasco na decisão do segundo turno com um gol inesquecível de cabeça de Rondinelli, o Deus da Raça. Foi ainda a redenção do técnico Cláudio Coutinho, que, após a perda do título mundial com a Seleção Brasileira, deu o pontapé para a seqüência de anos mais gloriosa do Mengão.
Time-base: Raul; Toninho, Rondinelli, Nelson e Júnior; Carpegiani, Adílio e Zico; Marcinho, Cláudio Adão e Tita. Técnico: Cláudio Coutinho.
Campanha: 22 jogos, 17 vitórias, 4 empates e 1 derrota. 60 gols pró, 11 contra e saldo de 49.
Artilheiros: Cláudio Adão e Zico (19 gols).

Fonte: http://www.lancenet.com.br/hotsite/flamengo2008/30titulos.stm

Nenhum comentário: