Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Aniversário de uma conquista - Estadual de 1991 (58)



Fonte da foto: http://www.flaestatistica.com/times1991.htm

Como pôde ser percebido nas matérias anteriores, essa data é muito especial para o Clube de Regatas do Flamengo. A conquista que será comentada agora, aliás pra mim é a mais marcante. Os motivos são óbvios. Eu vibrei e acompanhei o título estadual de 1991. As outras, infelizmente eu não tinha ainda vindo ao mundo. O time era formado na sua base por jogadores formados no clube. O grande comandante do time, era o ex-lateral Júnior, mais experiente, mas igualmente talentoso atuando como volante e se destacando também com seus gols. Na final não foi diferente, ele marcou o seu deu assistências maravilhosas, enfim, só não fez chover. Aquela formação do Flamengo, me dá muita saudade, não apenas pela qualidade dos jogadores, mas principalmente pela maneira de atuar. Era bonito vê-la jogando. Não bastasse isso, o time era treinado pelo vitorioso e competente Carlinhos, o técnico que é uma lenda no clube, tanto como jogador, como treinador.

Os heróis daquela inesquecível conquista foram:
C.R. Flamengo 4 x 2 Fluminense (RJ)
Campeonato Estadual - 2º Jogo da Decisão
19/12 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Gotardo, Júnior Baiano, Piá, Uidemar, Júnior, Nélio(Marcelinho), Zinho, Paulo Nunes e Gaúcho.
Gols: Uidemar, Gaúcho, Zinho e Júnior.
( C.R. Flamengo CAMPEÃO )

Fonte: http://www.flaestatistica.com/t1991.htm

Um ano após a aposentadoria de Zico, a aposta nos jogadores oriundos das divisões de base deu certo. Comandados pelo técnico Carlinhos, os jovens Júnior Baiano, Piá, Paulo Nunes e Marcelinho se juntaram aos experientes Gilmar, Júnior, Gottardo e Uidemar e levaram o Mengão ao título com uma vitória de 4 a 2 sobre o Fluminense. No anos seguinte, com a mesma base, o Rubro-Negro seria campeão brasileiro pela quinta vez.
Time-base: Gilmar; Charles, Júnior Baiano, Gottardo e Piá; Uidemar, Júnior; Zinho e Nélio; Paulo Nunes e Gaúcho. Técnico: Carlinhos.
Campanha: 25 jogos, 17 vitórias, 7 empates e 1 derrota. 44 gols pró, 20 contra e 24 de saldo.
Artilheiro: Gaúcho (17 gols).

Fonte: http://www.lancenet.com.br/hotsite/flamengo2008/30titulos.stm

Maiores informações acerca dessa importante conquista também podem ser vistas ainda nos sites:

http://www.flamengo.com.br/flapedia/Campeonato_Carioca_1991
http://www.campeonatocarioca.kit.net/primeira_divisao/temporadas_anteriores/1991.htm

Nenhum comentário: