Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Zé Roberto - outro craque goiano campeão brasileiro



O Flamengo em toda a sua história apresentou uma infinidade de craques espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Um dos estados que está bem representado, sobretudo, nas conquistas dos campeonatos brasileiros é Goiás. Em 1983, o time rubro-negro contava com Júlio Cesar Barbosa e o evangélico Baltazar conhecido como o artilheiro de Deus. Em 1992, foi a vez da dupla Uidemar e Júlio Cesar "Imperador". Agora em 2007 o representante goiano é o endiabrado Zé Roberto. Hoje inclusive é o seu aniversário.

Biografia

José Roberto de Oliveira ( Itumbiara, 9 de Dezembro de 1980 - ) é um habilidoso meia revelado pelo Coritiba, e que fez sucesso em 2007 atuando pelo rival rubro-negro, o Botafogo.

Foi nas categorias de base do Coritiba que o goiano Zé Roberto iniciou a carreira. Rejeitado pelo Flamengo em uma peneira no ano de 1995, quando tinha apenas 14 anos de idade, o jogador que se diz Flamenguista desde criança, rumou até o Paraná para enfim poder dar ínicio á sua promissora carreira.

Sem muito destaque nos primeiros anos de carreira, Zé Roberto saiu do Coritiba apenas um ano após a sua primeira partida como profissional. Foi parar no Juventus SP e posteriormente no Mirassol, onde finalmente conseguiria algum destaque, o que lhe valeu uma chance no gigante Cruzeiro. No clube mineiro, Zé correspondeu ás expectativas, marcou gols, fez boas partidas. Entretanto, já àquela época, sobressaltava um dos piores defeitos do meia, a indisciplina. Assim, apesar das boas atuações com a camisa do Cruzeiro, a chegada do respeitado e ordeiro treinador Luís Felipe Scolari fez com que Zé abreviasse a sua passagem pelo time de BH.

Ainda naquele ano, foi emprestado pela Raposa ao clube português do Benfica, entretanto, Zé Roberto conseguiria uma vaga apenas no segundo time, e optaria por voltar ao Brasil para defender a Portuguesa no ano de 2001. Do clube paulista, ainda em 2001, Zé assinaria um contrato com o Vitória da Bahia. Na terra da felicidade, o meia reencontrou não só o bom futebol, como um lugar para fixar residência. Apoiou-se naquele estado, mas não pôde recusar a polpuda proposta do clube japonês do Kashiwa Reysol e rumou para o país asiático.

Atuou no Japão por dois anos, e em 2005 foi repatriado pelo Botafogo como uma das apostas do clube para o decorrer da temporada. Suas primeiras temporadas em General Severiano foram excepcionais, Campeão Carioca de 2006, nove gols marcados no Campeonato Brasileiro 2006 e uma parceria de sucesso com Lúcio Flávio, fizeram com que as desconfianças por parte da torcida do Botafogo se afastassem, ao menos por um período de tempo.

Em 2007, contudo, o atleta protagonizaria episódios que trariam á tona, mais uma vez, a sua fama de indisciplinado. O fato é que o clima não era dos melhores em General Severiano, o time do Botafogo, então comandado por Cuca, mesmo com status de favorito havia perdido o Campeonato Carioca para o Mais Querido do Brasil e uma crise parecia inevitável.

No ano de 2008, apesar de todos os problemas envolvendo o jogador, conseguiu um bom contrato com FC Schalke 04. Porém, não conseguiu se firmar no clube alemão, e passou a ser cotado em diversos clubes brasileiros, incluindo o Flamengo, que já em 2008 com a perda de Renato Augusto e Marcinho, estudava incluir Zé Roberto no elenco.

No ano de 2009, depois de se envolver em mais uma polêmica, ao não se apresentar no Schalke 04 após as férias de fim de ano, Zé Roberto teve seu nome indicado no Flamengo por Alexis Stival, treinador de outrora, que mesmo sabendo e tendo convivido com os problemas de Zé Roberto, deu seu aval para a contratação do apoiador pelo Fla.

Foi apresentado no Fla como grande reforço para o Campeonato Carioca 2009, e jurou amores pelo clube, já na sua estréia marcou um gol contra o Mesquita e deu a impressão de que recobraria o bom futebol de outrora, ajudando o Fla a alçar bons caminhos na temporada. O que não aconteceu.

Não demorou para que as atuações de Zé Roberto fossem cada vez mais apagadas, e já ao fim do Campeonato Carioca, passou a se cogitar a sua saída da Gávea, em virtude do alto salário recebido mensalmente pelo jogador. Como nenhuma destas possibilidades se viabilizou, o departamento de futebol resolveu então fazer uma pré-temporada atípica com a atleta a fim de encontrar a sua melhor forma, e assim Zé manteve-se no elenco.

Dados

Nome Completo: José Roberto de Oliveira
Apelido: Zé Roberto
Posição: Meia
Dia do Nascimento: 9 de Dezembro de 1980(9-Predefinição:Pad2digit-Predefinição:Pad2digit) (29 anos)
Nascimento: Itumbiara (GO)
Altura: 1,70m
Peso: 72kg
Histórico
Anos Time
1996-1997 Coritiba
1998 Juventus-SP
1999 Mirassol
2000 Cruzeiro
2000 Benfica (Portugal)
2001 Portuguesa-SP
2001 Vitória
2002-2004 Kashiwa Reysol (Japão)
2005-2007 Botafogo
2008 Schalke 04 (Alemanha)
2009 Flamengo
Títulos
Pelo Flamengo

* Taça Rio: 2009
* Campeonato Carioca: 2009
* Campeão Brasileiro: 2009

Por outros clubes

Botafogo

* Taça Guanabara: 2006
* Campeonato Carioca: 2006
* Taça Rio: 2007


Fonte consultada: http://www.flamengo.com.br/flapedia/Jos%C3%A9_Roberto_de_Oliveira

Nenhum comentário: