Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Flamengo é a marca mais valiosa do Brasil


Mesmo sem ter uma grande torcida o São Paulo aparece em terceiro lugar. Resultado da exploração do estádio do Morumbi | Arte: O Dia Online

Rio - Um estudo feito pela consultoria Crowe Horwath RCS e divulgado pelo jornal "O Estado de São Paulo" nesta segunda-feira aponta que o Flamengo é a marca mais valiosa do Brasil, seguido por Corinthians e São Paulo. A pesquisa ainda apontou o potencial de mercado de cada time, nada compaável ao futebol europeu, mas com cifras que mostram que os títulos e as conquistas das equipes engrandecem não só as salas de troféus.

Segundo a pesquisa, Flamengo, Corinthians e São Paulo valem meio milhão de reais cada um, nada comparável ao Manchester United da Inglaterra,atualmente avaliado em R$ 3.204 bilhão. O valor do time inglês só seria alcançado, caso fossem somados a cotação das 12 equipes participantes. O levantamento levou em consideração os clubes de maior torcida e o número de títulos de cada um deles a partir início do Campeonato Brasileiro (1971) até 2009. Sendo assim, participaram do estudo os quatro grandes do Rio, São Paulo, dois de Minas Gerais e os dois do Rio Grande do Sul.

O levantamento mostra ainda que a receita das equipes nacionais evoluiu 115% entre 2003 e 2008. O aumento aconteceu principalmente na arrecadação com marketing e venda de ingressos, o que aponta uma ligeira melhoria na administração das equipes. Para chegar a essa conclusão, o estudo usou informações sobre dados financeiros, marketing, perfil e hábitos dos torcedores, mercado nacional e local.

Com a escolha do Brasil como sede da Copa de 2014 os clubes vão ter um cenário ainda mais animador, com o aumento de 69% da arrecadação. Neste ano a pesquisa aponta uma faturamento de R$ 1,9 bilhões e para 2012, as receitas geradas podem chegar a R$ 2,6 bilhões, saltando para R$ 3 bilhões em 2014.

Com informações do jornal O Estado de São Paulo

Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/ataque/flamengo/html/2009/12/flamengo_e_a_marca_mais_valiosa_do_brasil_diz_estudo_55623.html

Nenhum comentário: