Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2011

10 anos do Tri


Pet comemora o gol do tri. Foto: Lance!

Há 10 anos Pet marcava golaço e Fla ganhava o quarto tri estadual

Golaço do meia sérvio faz aniversário bem próximo de sua despedida oficial dos gramados

Autor: Por Equipe do Site Oficial
Em 27/05/2011 às 00h01

No dia 27 de maio de 2001, o torcedor rubro-negro vivia um daqueles momentos que só o Flamengo pode proporcionar. Maracanã lotado, situação adversa e um rival com um grande time. Tudo parecia conspirar contra o desejo da maioria esmagadora. Mas, num momento mágico, o meia sérvio Dejan Petkovic tirou um coelho, como se fosse um mágico, com sua varinha mágica.

O coelho, ou melhor, a bola, percorreu uma trajetória inimaginável até para os mais confiantes rubro-negros que assistiam à final do Estadual daquele ano, seja os presentes no estádio ou os que estavam assistindo ao confronto pela televisão. Superou a barreira de jogadores do Vasco, fez uma bela curva para a esquerda e entrou no ângulo do goleiro Helton. Feito. Petkovic escrevia seu nome na história do clube mais popular do país.

Dez anos depois do feito, Pet revelou que não pensou em muita coisa naquele momento especial, seu décimo gol de falta com a camisa do Flamengo. Nem para a torcida, que clamava por seu excelente aproveitamento, ele deu atenção. Só pensava em fazer o gol do título.

"Eu tentava me isolar de tudo e só pensava na trajetória da bola, a trajetória que ela teria que tomar para entrar no gol. Não via nem ouvia a torcida. Não via enm ouvia nada. Só fui ter noção de como tudo aconteceu quando vi as imagens. Quando bati na bola, olhei, olhei... Só confiei que entrou depois que a torcida explodiu", disse Petkovic.

Nesta sexta-feira (27.05), Petkovic estará treinando ao lado dos companheiros de Flamengo, no centro de treinamento do clube. E quis o destino que ele, numa data tão marcante, estivesse se preparando para mais um capítulo de sua história vitoriosa com o manto sagrado. O último capítulo, que promete ser tão emocionante quanto o outro, o que consagrou o "gringo" no coração dos rubro-negros, há 10 anos.

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/12918

27/05/2011 - 07h10
'Gol do Pet' completa 10 anos e segue embalando gerações de torcedores rubro-negros
Vinicius Castro
No Rio de Janeiro

A data é marcante, está na memória de qualquer apaixonado por futebol, principalmente dos torcedores do Flamengo. No dia 27 de maio de 2001, um dos mais brilhantes capítulos da história rubro-negra foi escrito pelo pé direito de Petkovic. Naquele momento, aos 43 minutos do 2º tempo, o sérvio cobrou falta com precisão cirúrgica, marcou o terceiro gol do Flamengo, e garantiu ao clube o tricampeonato estadual sobre o Vasco, o maior rival.

Ao celebrar os 10 anos do maior feito de sua carreira, nesta sexta-feira, Petkovic ainda se emociona quando revê os lances da partida e a curva que a bola fez para tirar o goleiro Hélton da jogada e explodir a torcida rubro-negra por todo o Brasil. A partir daquele momento, ocorrido após uma semana de crise na Gávea e improvável conquista de título, Petkovic conseguiu lugar cativo na galeria de ídolos do Flamengo.

“Dez anos se passaram e parece que aconteceu ontem. A torcida lembra diariamente em qualquer lugar que vou. O dia 27 de maio é muito importante na minha vida e de muitas pessoas que respiram o Flamengo. Tive sorte de estar naquele momento e ter vivido ainda muitas emoções com a camisa rubro-negra. Percebo a cada dia a importância daquele gol na minha vida, na carreira e na família”, afirmou Petkovic.

Prestes a se aposentar, Pet já era ídolo naquela época, mas não imaginava que se tornaria incontestável para o torcedor após o gol marcado. Ele retornou à Gávea, em 2009, e contra a opinião de muitos ainda conseguiu ser útil e ajudar o Flamengo a conquistar o hexacampeonato brasileiro.

Para muitos, o “Gol do Pet” está na galeria dos mais importantes da história do clube. Ele divide espaço com o de Rondinelli (1978), Nunes, contra o Atlético-MG, em 1980, inúmeros gols marcados por Zico, e o mais recente feito por Ronaldo Angelim em cima do Grêmio, em 2009.

“Nunca esperamos uma situação dessas. O jogador sonha, mas não espera que aconteça dessa forma. Vivi pelo menos um minuto intenso após aquele gol e tudo passou pela minha cabeça. Era como se estivesse me libertando de algo, libertando os torcedores, que sempre me ajudaram. A minha gratidão pelo Flamengo será eterna e esse momento jamais será esquecido. Os anos passam, outros jogadores surgem, mas esse dia está marcado”, encerrou.

Na época do histórico gol, a internet já era realidade, porém, não contava com o número de redes sociais que existem atualmente. Se antes, Pet recebia todas as homenagens por telefone, ao vivo, cartas e até telegramas. Hoje, a hashtag #goldopet10anos, no twitter, é mais uma forma de os rubro-negros recordarem a tarde de domingo que segue embalando inúmeras gerações de torcedores.

Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/05/27/gol-do-pet-completa-10-anos-e-segue-embalando-geracoes-de-torcedores-rubro-negros.htm

Nenhum comentário: