Total de visualizações de página

domingo, 29 de março de 2009

Josiel colabora, vira artilheiro, e Fla se vinga com goleada no Resende

Time joga com um a mais desde os 28 do primeiro tempo, sabe aproveitar a vantagem e deixa o Engenhão aplaudido depois de vitória por 4 a 0

Eduardo Peixoto
Rio de Janeiro

Foi na casa do rival Botafogo, campeão da Taça Guanabara, que o Flamengo arquitetou e executou sua vingança contra o Resende, time que o eliminou na semifinal do primeiro turno do Campeonato Carioca. E o “pistoleiro” Josiel comprovou a fase positiva ao fazer dois gols na tranquila goleada por 4 a 0, na tarde deste sábado, no Engenhão.

Depois de sofrer com piadas e desdém até do próprio presidente rubro-negro, Delair Dumbrosck, o camisa 9 chegou ao 11º gol na competição e igualou-se a Bruno Meneghel, que teve atuação apagada, na ponta da artilharia.
- É um jogo que dá moral na hora certa – disse Josiel, na saída de campo.

Mais do que comemorar a revanche contra o time do Sul Fluminense, o Flamengo conseguiu a melhor apresentação em 2009 e arrancou aplausos e gritos de “olé” dos pouco mais de 13 mil torcedores presentes.

Na tabela, o triunfo neste sábado também foi valioso. O Bangu perdeu para o Duque de Caxias por 3 a 1, o Botafogo foi derrotado pelo Fluminense por 2 a 1. Assim, o Flamengo assumiu a liderança do Grupo B, com 13 pontos.

Sensação da Taça Guanabara, quando foi vice-campeão, o Resende faz figuração no segundo turno. Com apenas sete pontos, não tem mais chance de classificação. No reencontro com os rubro-negros, a expulsão de Márcio Gomes, aos 28 minutos, prejudicou o esquema defensivo planejado pelo técnico Carlos Roy.

Próximos jogos Data Local
Americano x Flamengo 31/3 (19h30m) Godofredo Cruz
Friburguense x Resende 2/4 (19h30m) Eduardo Guinle

Cléber salva o Resende no primeiro tempo

A escalação de Cuca tirando um volante - Aírton - para colocar o meia Erick Flores tornou o Flamengo mais incisivo, mas com dificuldades de finalização. Tirando uma cabeçada que Ibson tentou, e Cléber defendeu, o time esbarrou no bloqueio defensivo do Resende nos primeiros minutos.

Aos 17, o velho hábito de Zé Roberto de conduzir a bola e não chutar a gol deu a Erick Flores a chance de marcar. O jogador teve dificuldades para dominar e na entrada da pequena área bateu para fora.

O jovem de 19 anos se redimiu aos 28. Ele driblou três adversários e recebeu um pontapé de Márcio Gomes. O volante foi expulso e repetiu às avessas a situação da Taça Guanabara. Naquele jogo, o Fla ficou com dez jogadores antes de meia hora de partida.

Enquanto os visitantes tentavam contra-ataques pouco produtivos, o Flamengo só não abriu o placar antes do intervalo porque Cléber apareceu bem em algumas oportunidades. Primeiro, aos 41, Juan cruzou, e Léo Moura chutou de primeira. O goleiro se esticou e fez linda defesa. Um minuto depois, Ibson arriscou de fora da área, e novamente Cléber deu uma tapa para fora.

Mesmo com uma atuação até certo ponto satisfatória, sobretudo pela movimentação ofensiva, a torcida não foi benevolente e vaiou os jogadores depois do apito final no primeiro tempo.

Josiel, de novo, cumpre a missão de fazer gols

Os aplausos vieram logo no início do segundo tempo. E com o goleador Josiel. Zé Roberto cruzou rasteiro, e o Zé Bob da Gávea se esticou para empurrar para o gol vazio, aos três minutos.

No lance seguinte, quase Ibson colocou a vantagem numérica do Flamengo por água abaixo. Ele simulou pênalti e por pouco não recebeu o segundo cartão amarelo. O árbitro Wiilian de Souza Nery chegou a colocar a mão no bolso, mas não foi em frente.

Cléber ainda fez mais duas defesas antes de Everton Silva chegar à linha de fundo, aos dez, e cruzar para trás. O goleiro do Resende rebateu, e Zé Roberto fez o segundo. Na comemoração, diversos beijos no escudo do clube.

Pouco tempo depois, o camisa 10 obrigou Cléber a fazer outra ótima defesa, mas machucou a coxa direita no chute e teve que ser substituído. O jogo ficou fácil. Enquanto a torcida do Flamengo comemorava e debochava do Botafogo, Josiel arrancou e bateu forte no canto direito de Cléber para fazer o terceiro, aos 20 minutos. Foi o primeiro gol dele de fora da área no Carioca.

O ritmo de festa prosseguiu. Erick Flores saiu aplaudido, e a torcida pediu mais um. Willians e Maxi bem que tentaram, mas acertaram o pé esquerdo da trave. Coube então a Kleberson, aos 44, chutar forte de direita e fazer o quarto para fechar a goleada.

Ficha técnica:

FLAMENGO 4 x 0 RESENDE
Bruno; Everton Siva, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Willians, Erick Flores (Maxi), Ibson (Kleberson) e Léo Moura; Zé Roberto (Jônatas) e Josiel. Cléber; Bruno Leite, Breno, Naílton e Marquinhos; Márcio Gomes, Fred, Bruno Reis (Hiroshi) e Léo (Souza); Bruno Meneghel e Viola (Taércio).
Técnico: Cuca. Técnico: Carlos Roy.
Gols: Josiel, aos três, Zé Roberto, aos 11, Josiel, aos 20, Kleberson, aos 44 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Zé Roberto, Ibson (Flamengo). Cartão vermelho: Márcio Gomes (Resende)
Estádio: Engenhão. Data: 28/03/2009. Árbitro: Willian de Souza Nery. Auxiliares: José Carlos de Arruda e Ronaldo Kennup. Público: 10.298 pagantes (13.265 presentes). Renda: R$ 219.600


Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1062895-9865,00.html

Nenhum comentário: