Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O mundial e o tetra brasileiro

Além do mundial, Fla comemora tetra brasileiro
Em 13 de dezembro de 1987, time comandado por Carlinhos bateu o Inter no Maracanã e conquistou seu quarto Brasileiro

Márcio Brito
Publicada em 13/12/2011 às 14:14
Rio de Janeiro (RJ)

O 13, para muitos, é a expressão numérica do azar, do mau agouro. Se você é rubro-negro e acredita na superstição negativa em torno do número, reveja seus conceitos. Nesta terça-feira, dia 13 de dezembro de 2011, o Flamengo comemora 30 anos de sua mais importante conquista, o Mundial. Mas foi, também, num dia 13 de dezembro, no ano de 1987, que o Rubro-Negro conquistou a Copa União, seu quarto título brasileiro, batendo o Internacional, no Maracanã.

Após empate por 1 a 1 no primeiro jogo da final, em Porto Alegre, com gols de Bebeto para o Fla, e Amarildo para o Inter, os clubes decidiram o título no Maracanã, em um jogo tenso, equilibrado, em que a categoria dos rubro-negros prevaleceu sobre a força colorada.

Aos 16 minutos de jogo, após disputa na direita do ataque rubro-negro, a bola chegou a Ailton. O meia iniciou uma triangulação, na entrada da área colorada, que passou por Zinho antes de chegar a Andrade. Bebeto, que já tinha marcado o gol do Fla no empate do Beira-Rio, recebeu passe perfeito do volante e, na saída de Taffarel, tocou de canhota, no cantinho direito do goleirão do Internacional. Foi o único gol do jogo, que garantiu ao time comandado por Carlinhos o tetracampeonato brasileiro.

Com alguns remanescentes da geração campeã do mundo, como Zico, Andrade e Leandro, mesclados a novos valores que brilhariam mais tarde pela Seleção Brasileira, como o lateral-esquerdo Leonardo, o meia Zinho e os atacantes Renato Gaúcho e Bebeto, além do também experiente zagueiro Edinho, o time campeão de 1987 recolocou o Flamengo no topo do futebol brasileiro.

Apesar de todas as confusões que se seguiram à competição e culminaram no reconhecimento oficial do Sport-PE como o campeão brasileiro daquele ano e na consequente exclusão de Flamengo e Internacional da Libertadores de 1988, para os torcedores do Flamengo e os jogadores que o defenderam na competição, não há dúvida: 13 de dezembro de 1987 é o dia do tetra.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/flamengo/mundial-Fla-comemora-tetra-brasileiro_0_608339229.html#ixzz1gT3KcstN
© 1997-2011 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

Nenhum comentário: