Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Aniversário de uma conquista - Estadual de 1979 (39)


Os tricampeões de 1979
Na Foto: Rondinelli, Cantareli, Toninho Baiano, Nelson, Júnior e Merica. Osni, Carpeggiani, Cláudio Adão, Zico e Adílio.

Revista Esporte Ilustrado


Hoja faz 29 anos que o Flamengo conquistou o terceiro tricampeonato estadual de sua história. A partida final foi contra o Botafogo. Os heróis foram os seguintes:

C.R. Flamengo 0 x 0 Botafogo (RJ)
Campeonato Estadual - 3º Turno
04/11 - Estádio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Cantarele, Toninho, Rondineli, Manguito, Júnior, Andrade, Carpegiani, Adilio, Reinaldo, Claudio Adão(Beijoca) e Júlio Cesar.
( C.R. Flamengo CAMPEÃO do 3º Turno )
( C.R. Flamengo CAMPEÃO ESTADUAL )

Fonte: http://www.flaestatistica.com/t1979.htm

Flamengo Tricampeão Carioca 78/79/79Especial
De Flapédia
Ir para: navegação, pesquisa
Página com informações sobre a equipe do Flamengo que venceu os Campeonatos Cariocas de 1978, 1979 (Especial) e 1979.

Conteúdo [esconder]
1 História
2 O Elenco
2.1 1978
2.2 1979
2.3 1979 Especial
3 Ver também


História

Rondinelli com a Taça do Tri - O GloboO terceiro tricampeonato da história do futebol do Flamengo foi, como todos os outros, histórico e emocionante. A trajetória começou em setembro, após torneios internacionais que o Rubro-Negro foi disputar, sendo campeão de um deles, na Espanha. Logo na estréia do Campeonato Carioca, a garotada, já comandada por Zico mostrou sua força. Um expressivo 6x0 no São Cristóvão, que veio seguido de um 5x0 contra o Campo Grande.

O time embalou, e não perdeu mais até a última rodada da Taça Guanabara, quando enfrentou o Fluminense. Perdeu por 2x0, mas mesmo assim, ficou com o título. No segundo turno, a mesma coisa. Porém, sem a derrota no último jogo. Pelo contrário. Na final do campeonato, contra o arqui-rival, Vasco da Gama, começou uma história que daria muitos frutos à frente. A equipe rubro-negra venceu com um gol do zagueiro Rondinelli, chamado pela torcida de Deus da Raça, de cabeça, no finalzinho do segundo tempo. 1x0, o título do segundo turno, e, conseqüentemente, do campeonato. A partir dali, os jogadores fizeram um pacto de que entrariam para vencer todos os torneios que disputassem.

A prova veio no ano seguinte. Foram 12 troféus levados para a Gávea. Sendo eles, dois Campeonatos Cariocas. Isso mesmo. No ano de 1979 foram disputados dois Estaduais, e o Flamengo tratou de ganhar os dois. O primeiro, posteriormente chamado de Especial, foi dividido em dois turnos. Os dois foram conquistados pelo Fla, campeão invicto da competição. Na final do primeiro turno, um 3x0 contra o rival Botafogo. Na do segundo, um empate em 2x2 contra o mesmo adversário. Em abril, o Fla se sagrava bicampeão carioca.

Já no mês seguinte, em maio, começou a disputa do segundo Campeonato Carioca de 1979. E lá foi o Flamengo de novo. Atingiu a histórica marca de 52 jogos sem perder, recorde nacional de invencibilidade, ao vencer o Campo Grande por 2x1 (gols de Zico e Cláudio Adão, no dia 27 daquele mês. Na última e decisiva partida, contra o Vasco, adivinhem quem venceu? Um 4x2, com show de Júnior e Zico garantiu a conquista de mais uma Taça Guanabara para o Mengo. No entanto, isso não tirou o brio do Rubro-Negro nos turnos seguintes. Pelo contrário, motivou ainda mais. No segundo turno, outra conquista. Tita marcou e o Fla venceu o Fluminense na final. No terceiro e decisivo turno, o Rubro-Negro garantiu o campeonato com um 0x0, contra o Botafogo.

Uma campanha sensacional terminava ali. Um tricampeonato estadual, com um bicampeonato no mesmo ano. Histórico. Diferente. Sensacional. Inesquecível.

O Elenco

Os Campeões de 1978
Cantareli
Toninho Baiano
Manguito
Rondinelli
Júnior
Carpeggiani
Adílio
Zico
Marcinho
Cleber (Eli Carlos)
Tita (Alberto Leguelé)

Os Bicampeões - 1979
Cantareli
Toninho Baiano
Manguito
Rondinelli
Júnior
Carpeggiani
Adílio
Zico
Andrade
Cláudio Adão (Beijoca)
Júlio César



Os Tricampeões de 1979 - Especial
Cantareli
Toninho Baiano
Nelson
Rondinelli
Junior
Carpeggiani (Andrade)
Adílio
Zico
Reinaldo
Luizinho (Claudio Adão)
Tita

Fonte: http://www.flamengo.com.br/flapedia/Flamengo_Tricampe%C3%A3o_Carioca_78/79/79Especial

Nenhum comentário: