Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Moderato: ídolo da década de 20


Na década de 20, quando o futebol rubro-negro ainda era amador, Moderato era um dos maiores craques que vestiam o manto. Considerado por Flavio Costa, técnico que mais dirigiu o Flamengo na história, o melhor ponta-esquerda da história do futebol brasileiro, Moderato fez história.

Foi o primeiro jogador do Flamengo a jogar e marcar um gol em Copa do Mundo, a de 1930, no jogo contra a Bolívia. Na verdade marcou duas vezes.

Três anos antes, marcou seu nome na história e passou a ser venerado pelos torcedores. Na final do Estadual diante do América, vencida pelo Fla por 2 a 1, Moderato marcou o segundo gol rubro-negro. No entanto, outro fato marcou mais.

O craque havia feito uma cirurgia de apêndice pouco antes da partida e entrou em campo com pontos protegidos por uma cinta. Quando a torcida ficou sabendo disso, depois, passou a tratar o jogador como ídolo. O escritor Rubens Castro definiu bem o feito: "A idéia de que Moderato pudesse morrer em campo, com os pontos estourados e o sangue confundindo-se com o vermelho da camisa – tudo isso pelo Flamengo – era demais para o homem comum".

Por tudo isso, Moderato foi o primeiro Deus da Raça

MODERATO
Nome completo: Moderato Wisintainer
Data de Nascimento: 11 de abril de 1902
Local: Alegrete (RS)
Data de óbito: 31 de janeiro de 1986 (83 anos)
Local: Pelotas (RS)
Posição: Ponta-esquerda
Período no CRF: 1923 a 1930
Jogos: 147
Gols: 27
Títulos: Campeonato Carioca (1925 e 1927)

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/conteudo/detalhe/765

Nenhum comentário: