Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A mística flamenguista

Impulsionado por ‘era Bruno’, Fla amplia invencibilidade nos pênaltis
Desde 2004, time não perde esse tipo de disputa. Até equipe de juniores foi ‘contaminada’ pela aptidão na Copinha deste ano
Por Eduardo Peixoto
Rio de Janeiro

André Bahia corre, bate de perna esquerda e Mauro salta para defender. A cena é do dia 22 de setembro de 2004, contra o Santos, pela Copa Sul-Americana, e apontou o último vilão do Flamengo no assunto disputa por pênaltis. Desde então foram cinco disputas sem relembrar a situação de ter que voltar cabisbaixo para o vestiário. A mais recente vitória desta forma foi neste domingo, contra o Botafogo. Depois do empate por 1 a 1 com o Botafogo, o goleiro Felipe defendeu duas cobranças (Everton e Somália) e foi o herói da classificação à final da Taça Guanabara (Assista ao vídeo ao lado dos melhores momentos do clássico).

- Sabia que numa disputa por pênaltis a responsabilidade aumentaria pelo histórico do Bruno. Para que eu possa conquistar meu espaço, mas não quero ser o novo Bruno. Quero ser o Felipe, mas sei que falando de pênalti o Bruno era um monstro – afirmou.

Como ele mesmo admitiu após a partida, a boa participação dá continuidade à dinastia de Bruno, atualmente detido por acusação no desaparecimento na jovem Eliza Samudio. O goleiro participou de três disputas por pênaltis. A primeira na semifinal da Taça Guanabara de 2007 contra o Vasco. Dudar e Diego falharam contra ele.

Na final daquele ano, o camisa 1 bloqueou Lucio Flavio e Juninho, os dois principais cobradores do Botafogo. Leandro Guerreiro e novamente Juninho esbarraram em Bruno na decisão do Carioca de 2009.

Vale também destacar a precisão dos cobradores. Nas quatro ocasiões citadas acima, ele bateram 15 vezes e só perderam uma - Renato chutou no travessão contra o Vasco. Léo Moura se destaca. Ele participou das quatro decisões, não tremeu e converteu em todas. Outro dado curioso é que em nenhuma das disputas o quinto batedor do Flamengo foi solicitado. No último domingo, seria Ronaldinho.

Está nas estatísticas
A quase invisível Copa Rio de 2005 também colabora para a boa fase do Flamengo nos pênaltis. Apesar de jogar a competição com time reserva, as partidas contaram para as estatísticas oficiais do clube. Por isso, a vitória sobre o Olaria por 5 a 4, na Rua Bariri, está na lista. O goleiro era Wilson, atualmente no Figueirense.

Neste ano, o time sub-18 também se garantiu nas penalidades máximas. Tanto na segunda fase, contra o Cruzeiro, como nas semifinais, contra o Desportivo Brasil, o goleiro César se destacou e foi um dos grandes pilares para o título.


Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/02/impulsionado-por-era-bruno-fla-amplia-invencibilidade-nos-penaltis.html

Nenhum comentário: