Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ibson, o torcedor que pulou o fosso e caiu no time do Flamengo


Com a arquibancada da Gávea ao fundo, Ibson veste a camisa de 1992 e conta histórias

Volante com alma de arquibancada conta ao GLOBOESPORTE.COM sua vida no Fla desde os nove anos: 'Por mim, ficava mais cinco, dez anos'

Eduardo Peixoto
Rio de Janeiro

Considerar Ibson um torcedor de arquibancada do Flamengo é bobagem. Ele é mais do que isso. Trata-se de um torcedor de geral mesmo. Foi no (aposentado) setor mais popular do Maracanã que ele assistiu à final da Copa do Brasil de 2003 contra o Cruzeiro.

O jogo terminou empatado e, em Belo Horizonte, o Rubro-Negro perdeu o título. Menos de um mês depois, Ibson “atravessou o fosso” que separa os torcedores do gramado e estreou na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco.

Era o primeiro passo nos profissionais. Por trás daquilo havia uma história de suor e interação com o Flamengo. Ele chegou ao clube em 1992, então com nove anos. Deu sorte e assistiu a Júnior e companhia conquistarem o último Campeonato Brasileiro.

São 14 anos de história na Gávea e 25 de vida. A cada passo que dá na sede rubro-negra relembra uma história.

- Está vendo ali? (aponta para a quadra de bocha) Trocávamos de roupa atrás daquela mureta porque não tinha nem vestiário. E quando os profissionais treinavam, nós tínhamos que bater bola no estacionamento porque não havia espaço para todo mundo – lembrou, sempre sorridente.

Os percalços das divisões de base ficaram para trás. A sensação de “jogador-torcedor”, não. Vendido ao Porto em 2005, voltou dois anos e meio depois para tornar-se o símbolo de uma arrancada impressionante que tirou o time da zona de rebaixamento e o levou à Libertadores.

- Como diz a torcida: aqui é sempre raça, amor e paixão – disse, relembrando o hit das arquibancadas.

Abandonou o sonho europeu pelo orgulho de ser rubro-negro. Lembra, sem se gabar, que abriu mão de dinheiro para poder retornar ao seu país. O empréstimo aos portugueses foi “pago por ele”: teve de prorrogar o contrato por duas temporadas para passar um aninho no Flamengo.

O clube conseguiu mantê-lo por mais 12 meses. Mas a trajetória está perto do fim. Dia 4 de julho o empréstimo termina. Há uma cláusula que pode obrigá-lo a sair no fim desde mês, mas nem o jogador e nem o Flamengo cogitam a hipótese.
A vontade declarada é de renovar e continuar em terras cariocas. O Flamengo também já o escolheu como “o alvo” para tentar segurar. Resta encontrar o dinheiro necessário para comprá-lo.

- Por mim eu sentava e renovava contrato agora. Mas... – contou.

Antes de pensar na despedida tem a chance de participar de seu terceiro título carioca (no currículo tem 2004 e 2008). Para tal, precisa correr – e muito – na final da Taça Rio deste domingo, às 16h, contra o Botafogo.

Confira a entrevista completa de Ibson:


Chamá-lo de jogador-torcedor é exagero? Ibson: Se eu não tivesse uma paixão grande pelo clube eu passaria a ter pelos anos que vivi aqui. Mas eu já era flamenguista antes de chegar. Amo esse clube e essa torcida que sempre me recebeu bem. Algumas coisas acontecem, mas fazem parte do futebol. Tenho 14 anos dentro do clube. É uma vida. Quando entro em campo é como se estivesse brigando por um prato de comida da minha família.

Neste ano, jogando bem ou nem tanto, uma de suas características tem sido a entrega e a disposição durante os jogos. É um Ibson versão pura raça?
Jogar no Flamengo não basta só ter qualidade. Tem que ter vontade para vestir essa camisa. Quando as coisas não vão bem, tem que fazer alguma coisa. Tem que ir na raça. Flamengo é botar o coração na ponta da chuteira. A torcida já diz: é raça, amor e paixão.

Em 2008 os torcedores acabaram vaiando-o em alguns jogos. Mas nesta temporada, você está invicto. Por quê?
A torcida é aquilo que vê dentro de campo. Eles agem mais pela emoção e não pela razão. Mas neste ano as coisas estão indo bem, tenho feito bons jogos.

Em escala bem menor, você tomou uma atitude parecida à do Adriano. Também largou a Europa antes do que gostaria para retornar para “casa”...
É diferente, mas com certeza passa muita coisa na cabeça depois de ficar muito tempo fora. Bate saudade da família, dos amigos. Quando você está na sua cidade, depois do treino pode ir para casa, reencontrar os amigos. Mas quando você está longe não é a mesma coisa.

Mas está chegando o fim de mais um contrato...
Desta vez não cabe mais a mim. Se prevalecesse a minha vontade eu já assinava contrato com o Flamengo agora. Tenho mais dois anos de contrato de Porto, já
fui emprestado por dois anos. Acredito que mais um vai ser complicado. E não espero renovar novamente com o Porto para poder ser emprestado. Mas espero que possa correr tudo bem.

E o que o faria ficar?
A grande coisa é que estou feliz. Infeliz não vai desenvolver o trabalho. Estou perto da minha família, no clube que tenho uma paixão grande. É isso que me incentiva a querer ficar.

Ao contrário do ano passado, você parece que está levando essa proximidade do fim do contrato de maneira muito mais tranquila. Por quê?

Experiência. Ano passado vivi esse problema e toda hora tocavam no assunto. Tentava separar, mas acaba influenciando em tudo. A ansiedade bate. Mas agora quero curtir e tentar fazer o melhor para o Flamengo. Tenho mais dois, três meses de contrato. Está chegando ao fim, mas espero que a gente sente e resolva isso da melhor maneira possível.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1088440-9865,00.html

Nenhum comentário: