Flamengo reforça hegemonia no Rio com cinco títulos cariocas em sete anos: "Marcamos uma era"
Presente em todas as decisões desde 2019, Rubro-Negro aumenta distância para rivais; Arrascaeta e Bruno Henrique chegam a cinco títulos estaduais e entram para lista seleta
Por Emanuelle Ribeiro e Thiago Lima — Rio de Janeiro
Entre os maiores campeões da história do Flamengo, Arrascaeta e Bruno Henrique participaram destas sete finais de Carioca. O título no domingo foi o 15º da dupla que veste rubro-negro desde 2019, temporada que ficou conhecida como "o ano mágico".
- Desde 2019 temos criado uma era, porque todo ano estamos brigando por coisas importantes. Às vezes ganhamos e às vezes não, mas o Flamengo sempre esteve presente em finais. Não tem muitas equipes que tenham feito isso. Talvez mais lá atrás quando eu não tinha nascido, mas a gente tem marcado uma era. Sem palavras para essa equipe e para essa nação - destacou Arrascaeta após o título carioca em cima do Fluminense no Maracanã.
O camisa 10 foi titular nos dois jogos da final contra o Fluminense (2x1 e 0x0). Bruno Henrique sofreu lesão na coxa direita e não participou da decisão. Terminou o Estadual com três gols.
O quinto título carioca fez a dupla entrar para a seleta lista dos pentacampeões estaduais pelo Flamengo, feito alcançado somente por Adílio, Leandro, Rondinelli e Léo Moura. Acima deles, estão apenas Júnior e Cantarelli, com seis, e Zico, sete vezes campeão estadual.
Bicampeão carioca (2020 e 2021) como jogador do Flamengo, Filipe Luís conquistou seu primeiro título estadual como treinador. Nas últimas seis finais, o time teve seis técnicos diferentes: Abel Braga, Jorge Jesus, Rogério Ceni, Paulo Sousa, Vitor Pereira e Tite.
Recado para os adversários
Filipe Luís caminha para colocar seu nome no hall dos grandes treinadores da história do Flamengo. Ele chegou à incrível marca de três títulos em menos de seis meses. No período, sofreu apenas uma derrota. As conquistas são resultados do trabalho sólido.
- Flamengo já é uma potência há muito tempo, sempre foi uma potência mundial. A gente sempre almeja algo mais, sempre almeja títulos e fazer um ótimo trabalho. Começamos o ano bem, temos muitas coisas para melhorar, mas estamos no caminho certo - declarou Alex Sandro após receber a medalha de campeão carioca no Maracanã.
Desde os primeiros jogos sob o comando de Filipe Luís, o Rubro-Negro vem apresentado uma evolução que resultou, em 2024, na conquista da Copa do Brasil. No início deste ano, o Flamengo faturou a Supercopa do Brasil, dominando o campeão brasileiro Botafogo e, agora, conquista o Cariocão com amplo domínio, inclusive, nos clássicos. Foram cinco vitórias e dois empates contra os rivais na competição estadual. Um recado para os adversários que virão pela frente.
- Nosso recado é para nós mesmos. Sabemos da nossa força, sabemos da nossa importância e o que nós podemos fazer. Todos os campeonatos que a gente disputar, vamos entrar para ganhar - completou Alex Sandro, que viajou no domingo para se apresentar à seleção brasileira.
Retrospecto do Flamengo em 28 jogos com Filipe Luís:
- Vitórias: 19
- Empates: 8
- Derrotas: 1
- Aproveitamento: 77,4%
Nenhum comentário:
Postar um comentário