Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de março de 2025

 

Flamengo é bicampeão da Conmebol Libertadores Sub-20

Garotos do Ninho fazem história e vencem nas penalidades o Palmeiras, com goleiro Lucão brilhando.

Por  - em 


Foto: Conmebol

Numa decisão emocionante decidida nas penalidades, o Flamengo sagrou-se Bicampeão da Conmebol Libertadores Sub-20, ao vencer, neste domingo, o Palmeiras por 3 a 2 (1 a 1 no tempo normal), no Paraguai. O gol rubro-negro no tempo normal foi marcado por Felipe Lima. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Lucão, que defendeu duas cobranças.

Os Garotos do Ninho entram para história da base rubro-negra ao vencer duas Libertadores (2024/2025), em nove edições da competição. E mais uma vez disputarão esse ano a Copa Intercontinental, onde também lutarão pelo bi. 

Vale ressaltar também que muitos atletas e o técnico Cleber dos Santos, que levantaram a taça sul-americana nesta noite, também fizeram parte do elenco campeão carioca 2025, vencido neste domingo, diante do Fluminense no Maracanã.

E o final de semana foi totalmente vermelho e preto. No último sábado, o Sub-14 tornou-se campeão da Brasil Soccer Cup ao bater o América-MG, na final, por 4 a 1.

O jogo

Uma partida muita intensidade e a rivalidade regional a flor da pele. Logo aos 20 segundos do primeiro tempo, Shola fez jogada rápida e mostrou suas cartas. 

Aos 14 minutos, uma baixa e tanto na equipe. Felipe Teresa, um dos destaques do time do Flamengo sentiu lesão muscular e teve que ser substituído por Felipe Lima.

Aos 39, o lateral-direito Daniel Sales tentou chute de fora da área, mas a bola passou pelo travessão.

Na volta da segunda etapa, a partida começou em ritmo frenético. Após o zagueiro Da Mata salvar o gol do adversário, na jogada seguinte, Shola em alta velocidade partiu  quase do meio campo, avançou, driblou um defensor e goleiro. No rebote, Felipe Lima, predestinado, chutou e abriu o marcador: 1 a 0. 

Seis minutos depois, quase o segundo. Guilherme fez lindo lançamento para Felipe Lima. O atacante tocou por cima do goleiro e a bola caprichosamente bateu no travessão. Na volta do lance, o adversário acabou empatando o jogo.

Já nos descontos do tempo regularmentar, Fabiano, que entrou no segundo tempo, acertou uma bomba para difícil defesa do goleiro. Aos 47, a última chance 

Bate-rebate na área, Iago, em duas tentativas de cabeça, deu perigo ao gol adversário.  

E a decisão acabou indo para os pênaltis, quando o goleiro Lucão virou o grande herói da decisão. Em duas cobranças do adversário, ele mostrou grande elasticidade e salvou. Marcaram para o Mengão nas cobranças: Carbone, Daniel Sales e Guilherme.

Confira a campanha: 

1ª fase: 

Flamengo 6 x 1 Olímpia-PAR

Flamengo 3 x 1 Danunio-URU

Flamengo 0 x 0 O'Higgins-CHI

Semifinal: 

Flamengo 1 x 0 Danunio-URU

Final: 

Flamengo 1 x 1 Palmeiras

Nas penalidades: Flamengo 3 a 2 

ESCALAÇÃO:

Lucão, Daniel Dales, Da Mata, Iago e Carbone; Rayan Lucas, Pablo Lúcio, João Alves e Guilherme, Shola e Felipe Teresa.

Entraram: Felipe Lima, Fabiano, Felipe Vieira e Gusttavo. 

Técnico: Cleber dos Santos

FICHA TÉCNICA:

Flamengo 1 (3) x (2) 1 Palmeiras

Final - Conmebol Libertadores 2025

Local: Estádio Arsenio Erico (Paraguai)

Horário: 20h

Data: 16/03/2025

Gol: Felipe Lima aos 3 minutos do segundo tempo.

Cartões Amarelos: Shola

Árbitro: Carlos Ortega (COL)


Fonte: https://www.flamengo.com.br/noticias/futebol-de-base/flamengo-e-bicampeao-da-conmebol-libertadores-sub-20

 

Por Emanuelle Ribeiro e Thiago Lima — Rio de Janeiro

 

Entre os maiores campeões da história do Flamengo, Arrascaeta e Bruno Henrique participaram destas sete finais de Carioca. O título no domingo foi o 15º da dupla que veste rubro-negro desde 2019, temporada que ficou conhecida como "o ano mágico".

- Desde 2019 temos criado uma era, porque todo ano estamos brigando por coisas importantes. Às vezes ganhamos e às vezes não, mas o Flamengo sempre esteve presente em finais. Não tem muitas equipes que tenham feito isso. Talvez mais lá atrás quando eu não tinha nascido, mas a gente tem marcado uma era. Sem palavras para essa equipe e para essa nação - destacou Arrascaeta após o título carioca em cima do Fluminense no Maracanã.

O camisa 10 foi titular nos dois jogos da final contra o Fluminense (2x1 e 0x0). Bruno Henrique sofreu lesão na coxa direita e não participou da decisão. Terminou o Estadual com três gols.

O quinto título carioca fez a dupla entrar para a seleta lista dos pentacampeões estaduais pelo Flamengo, feito alcançado somente por Adílio, Leandro, Rondinelli e Léo Moura. Acima deles, estão apenas Júnior e Cantarelli, com seis, e Zico, sete vezes campeão estadual.


Bicampeão carioca (2020 e 2021) como jogador do Flamengo, Filipe Luís conquistou seu primeiro título estadual como treinador. Nas últimas seis finais, o time teve seis técnicos diferentes: Abel Braga, Jorge Jesus, Rogério Ceni, Paulo Sousa, Vitor Pereira e Tite.


Recado para os adversários


Filipe Luís caminha para colocar seu nome no hall dos grandes treinadores da história do Flamengo. Ele chegou à incrível marca de três títulos em menos de seis meses. No período, sofreu apenas uma derrota. As conquistas são resultados do trabalho sólido.

Flamengo já é uma potência há muito tempo, sempre foi uma potência mundial. A gente sempre almeja algo mais, sempre almeja títulos e fazer um ótimo trabalho. Começamos o ano bem, temos muitas coisas para melhorar, mas estamos no caminho certo - declarou Alex Sandro após receber a medalha de campeão carioca no Maracanã.


Desde os primeiros jogos sob o comando de Filipe Luís, o Rubro-Negro vem apresentado uma evolução que resultou, em 2024, na conquista da Copa do Brasil. No início deste ano, o Flamengo faturou a Supercopa do Brasil, dominando o campeão brasileiro Botafogo e, agora, conquista o Cariocão com amplo domínio, inclusive, nos clássicos. Foram cinco vitórias e dois empates contra os rivais na competição estadual. Um recado para os adversários que virão pela frente.


- Nosso recado é para nós mesmos. Sabemos da nossa força, sabemos da nossa importância e o que nós podemos fazer. Todos os campeonatos que a gente disputar, vamos entrar para ganhar - completou Alex Sandro, que viajou no domingo para se apresentar à seleção brasileira.


Retrospecto do Flamengo em 28 jogos com Filipe Luís:

 

Mengão fica no 0 a 0 com o Fluminense e conquista o Campeonato Carioca pela 39ª vez

Mais Querido, que jogava pelo empate, teve dois gols anulados na reta final da partida

Por  - em 

Foto: Adriano Fontes / CRF

O Rio de Janeiro é rubro-negro! Neste domingo, o Mengão ficou no 0 a 0 com o Fluminense e conquistou o Campeonato Carioca pela 39ª vez em sua história. O Mengo jogava pelo empate já que na partida de ida venceu por 2 a 1. Agora, o foco é no Brasileirão. Os campeões cariocas enfrentam o Internacional no dia 29 de março, no Maraca, pela 1ª rodada.

Jogo
O primeiro tempo foi todo do Flamengo. A melhor chance rubro-negra saiu dos pés do atacante equatoriano Plata. Aos 24 minutos, ele roubou a bola de Fábio, finalizou, mas o goleiro se recuperou e fez um milagre, evitando o gol do Mengo. Plata ainda teve mais uma chance, mas o zagueiro Thiago Silva salvou o Fluminense. Depois, outra chance incrível desperdiçada. Arrasca lançou Luiz Araújo, que finalizou na saída de Fábio. A bola passou muito perto do gol.

O segundo tempo foi mais equilibrado. O Fluminense, precisando do resultado, saiu um pouco mais para o jogo. Mas não chegou a assustar o Flamengo. A única chance do adversário no jogo foi um cabeceio de Cano que passou longe do gol. O Flamengo, dominante, voltou a criar bastante. E no fim da partida teve dois gols anulados pelo VAR. No primeiro, Juninho ganhou no corpo do zagueiro, tocou para Plata, que finalizou bonito para marcar. O árbitro alegou falta de Juninho. Depois, Juninho serviu Michael para marcar. O VAR deu impedimento de Juninho.  

Ficou nisso: 0 a 0 e mais um título rubro-negro. Já é o terceiro na temporada. O Mengão foi campeão da Supercopa do Brasil, da Taça Guanabara e agora do Cariocão. Faz a festa, Nação! Vamos por mais e mais!

Próximo Compromisso
O Flamengo enfrenta o Internacional no próximo dia 29, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Flamengo
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick, De la Cruz, Arrascaeta (Varela) e Gerson (Juninho); Luiz Araújo (Michael) e Plata


Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Ignácio, Thiago Silva e Renê; Otávio (Riquelme Felipe), Martinelli (Serna) e Lima; Arias, Cano (Everaldo) e Canobbio (keno)

Ficha técnica
Flamengo 0 x 0 Fluminense – Jogo de volta da final do Campeonato Carioca
Local: Maracanã, RJ
Data e hora: 16/03/2025 às 16h
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo, Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Daniel de Oliveira Alves Pereira
Cartões: Ignácio (FLU), Thiago Silva (FLU), Otávio (FLU), Riquelme Felipe (FLU), Lima (FLU) e Canobbio (FLU); De La Cruz (FLA), Arrascaeta (FLA) e Luiz Araújo (FLA)

*Sob supervisão de Leonardo Maior


 Flamengo empata com o Fluminense e fatura o Carioca com Vini Jr na torcida

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/03/2025 18h04

O Flamengo é bicampeão carioca! A equipe rubro-negra empatou com o Fluminense na tarde de hoje (16), no Maracanã, e levantou pelo segundo ano consecutivo. Esta é a 39ª conquista do clube no campeonato.


O jogo ficou no 0 a 0. No primeiro encontro, a equipe da Gávea já havia vencido por 2 a 1.


Esse é o terceiro título de Filipe Luís desde que assumiu o time profissional, em outubro do ano passado: Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Carioca.

Com o título, o Fla ganhou o Estadual do Rio de Janeiro pela quinta vez em sete anos — em 2022 e 2023 o Tricolor se sagrou campeão.

Vinicius Júnior na torcida

Cria do Flamengo, Vinicius Júnior marcou presença no Maracanã. O atacante do Real Madrid, da Espanha, está no Brasil para se apresentar à seleção brasileira para os duelos contra Colômbia e Argentina.

Começo promissor

O título no Carioca reforça o começo promissor do Flamengo em 2025. Mesmo após uma janela com poucos reforços e sem algumas estrelas à disposição, como Danilo e Bruno Henrique, a equipe de Filipe Luís garantiu o segundo troféu no ano, após ter levantado a Supercopa do Brasil.

O campeonato não resolve a vida do Rubro-Negro na temporada, mas dá boas direções. Após o começo com jogadores de base, Filipe Luís girou o elenco principal e soube suprir ausências importantes no decorrer das partidas.


Reforço se torna herói

Primeira contratação da gestão do presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, o atacante Juninho acabou se tornando o herói do título. Foi dele o segundo gol da vitória por 2 a 1 no primeiro jogo, placar que fez o Flamengo chegar ao duelo decisivo com o vantagem do empate.

Como foi o jogo

O jogo começou com os dois times forçando na marcação e cometendo faltas. Em vantagem, o Flamengo se mostrava um pouco mais à vontade nas tramas para chegar ao ataque. Não à toa, teve as chances mais claras do primeiro tempo — Plata, na pequena área, cabeceou por cima, e Luiz Araújo em toque na saída de Fábio, mandou para fora.


O time da Gávea repetiu a escalação da primeira partida, e viu um ataque sem um jogador de referência funcionar com uma movimentação mais ativa, principalmente pelo lado direito, com Wesley, Gerson e Plata.

Os comandados de Mano Menezes apostaram nas saídas em velocidade e conseguiram dar um "calor" na defesa adversária, mas nenhuma jogada que tenha tirado Rossi da zona de conforto. Com Lima na vaga de Serna, o Flu foi a campo com o meia tendo o auxílio de Canobbio e Arias pelas extremidades, e Cano como referência. Houve busca por espaços e soluções, mas nada muito efetivo.


O Fluminense fez mudanças para o segundo tempo e conseguiu demonstrar melhora quanto às ações da partida. Cano teve boa chance de abrir o placar, mas desperdiçou. Ao mesmo tempo, o Flamengo conseguia ter a bola, mas sem uma criação mais efetiva.


Após a parada técnica, os times entraram em ritmos diferentes. O Rubro-negro "cozinhava" e tentava aproveitar as brechas. Já o Tricolor, tentou pressionar para mexer no placar — Mano tirou Martinelli para colocar Serna, e Arias foi para o meio.


Nos minutos finais, lá e cá. Plata fez gol que foi anulado. Keno quase abriu o placar e, pouco depois, Michael fez para o Fla, tirando o grito de "é campeão" da torcida. Mas o gol também foi anulado.

Lances importantes

Quase! Aos 3 minutos do 1º tempo, Wesley cruzou para Luiz Araújo. O atacante dominou na esquerda e cruzou para Plata. Ele cabeceou da pequena área e mandou por cima do gol de Fábio.

Passou perto. Aos 33 minutos do 1 tempo, Luiz Araújo foi lançado nas costas da zaga e saiu cara a cara com Fábio. Ele bateu na saída do goleiro tricolor, mas mandou para fora.


Perdeu. Aos 16 minutos do 2º tempo, Renê achou Cano na entrada da pequena área, mas o atacante desperdiçou a chance.


Não deu. Aos 36 minutos do 2º tempo, Michael escapou em velocidade e chegou no mano a mano contra Samuel Xavier. Ele deu o primeiro corte, mas perdeu ao tentar novo drible.


Anulado. Aos 42 minutos do 2º tempo, Plata marcou para o Flamengo, mas o gol acabou anulado após arbitragem analisar o vídeo e avaliar que houve falta de Juninho no lance.


Pegou. Aos 44 minutos do 2º tempo, Keno recebeu lançamento e, sozinho na entrada da área, finalizou. Rossi defendeu.

Anulado de novo. Aos 45 minutos do 2º tempo, Michael balançou a rede, mas o gol foi anulado.


FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 0 X 0 FLUMINENSE


Competição: Campeonato Carioca - jogo de volta da final

Data e horário: 16 de março de 2025, às 16h (de Brasília)

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo

Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Daniel de Oliveira Alves Pereira

VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga

Cartões amarelos: Arrascaeta, Luiz Araújo (FLA); Thiago Silva, Lima, Canobbio, Riquelme Felipe (FLU)

Cartões vermelhos:

Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, De la Cruz, Arrascaeta (Varela) e Gerson (Juninho); Plata e Luiz Araújo (Michael). Técnico: Filipe Luís

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Ignácio, Thiago Silva e Renê; Otávio (Riquelme Felipe), Martinelli (Serna) e Lima (Hércules); Arias, Canobbio (Keno) e Cano (Everaldo). Técnico: Mano Menezes.

Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2025/03/16/flamengo-x-fluminense---final-do-carioca---como-foi.htm

Estrangeiros do Flamengo


Flamengo, um dos clubes mais populares do Brasil, contou com a contribuição de diversos jogadores estrangeiros ao longo de sua história. Esses atletas trouxeram talento e paixão ao clube, encantando a torcida rubro-negra e ajudando a construir a identidade do Flamengo. 

Alfredo Gonzalez


Alfredo Gonzalez, argentino, atuou pelo Flamengo na década de 1930. Jogando como atacante, Gonzalez se destacou por seu faro de gol e sua técnica, ajudando o time a conquistar títulos importantes. Ele foi um dos primeiros estrangeiros a se destacar no clube, e sua presença ajudou a solidificar a força do Flamengo na época. Alfredo Gonzalez é lembrado como um pioneiro entre os estrangeiros que passaram pelo clube.


Giorgian De Arrascaeta


O uruguaio De Arrascaeta é um dos estrangeiros mais recentes a se destacar no Flamengo, chegando ao clube em 2019. Com sua habilidade e visão de jogo, ele se tornou rapidamente um dos jogadores mais importantes da equipe. De Arrascaeta foi fundamental para as conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, ganhando o carinho da torcida rubro-negra. Seu estilo elegante e preciso faz dele um dos maiores estrangeiros do Flamengo na era contemporânea.


Dejan Petkovic


Dejan Petkovic, o sérvio de coração rubro-negro, marcou sua passagem pelo Flamengo com momentos inesquecíveis. Em especial, sua atuação na final do Campeonato Carioca de 2001 contra o Vasco, onde marcou o gol do tricampeonato estadual, é lembrada até hoje. Com sua habilidade técnica, Petkovic se tornou um dos maiores estrangeiros da história do Flamengo e é reverenciado pela torcida por sua liderança e personalidade em campo.


Jorge Benitez


O paraguaio Jorge Benitez, que jogou pelo Flamengo na década de 1940, também é um dos estrangeiros que fizeram história no clube. Benitez era um atacante habilidoso e se destacou por sua capacidade de finalização e por sua determinação em campo. Ele ajudou o Flamengo a conquistar títulos importantes e ganhou o respeito da torcida rubro-negra, que o considera um dos grandes estrangeiros do Flamengo.


Narciso Doval


Narciso Doval, o argentino carismático, foi um dos estrangeiros mais populares a vestir a camisa do Flamengo. Atuando entre 1969 e 1975, Doval conquistou a torcida com sua habilidade e energia em campo. Ele marcou 94 gols em 263 jogos e ajudou o clube a conquistar dois Campeonatos Cariocas. Doval é uma lenda entre os estrangeiros do Flamengo, sendo até hoje lembrado com carinho pelos torcedores.

Esses cinco jogadores, cada um com sua contribuição, representam a rica história dos estrangeiros do Flamengo. Eles trouxeram diversidade e talento ao clube, ajudando a construir o sucesso e o legado do Flamengo ao longo dos anos.


Fonte: https://www.lance.com.br/flamengo/maiores-estrangeiros-do-flamengo.html