Total de visualizações de página

domingo, 23 de maio de 2021

 

Flamengo tem onze títulos no século 21 e domínio inédito na história do Campeonato Carioca

Comparação com Campeonatos Brasileiros, Paulistas e estaduais do Rio, só o Santos de Pelé teve domínio tão expressivo

Rio de Janeiro


A hegemonia do Flamengo é incontestável no século 21. Até 2008, o Fluminense era o recordista de títulos estaduais, com 31 contra 30 do rubro-negro. Vantagem construída, em parte, em função dos nove troféus conquistados nos primeiros vinte torneios do século 20. Entre 1906 e 1926, o Tricolor foi soberano.

Os primeiros 21 campeonatos do século 21 têm um domínio ainda maior do Flamengo. Desde 2001, o Flamengo ganhou onze vezes o troféu, contra quatro do Botafogo, três do Fluminense e três do Vasco. O primeiro campeonato do novo século marcou o quarto tricampeonato rubro-negro, com gol de Petkovic contra o goleiro vascaíno Helton. Agora, são seis. 

Pensar em onze conquistas num mesmo campeonato estadual, em 21 disputas, só é comparável nos estados com dois reais competidores -- Grenal no Rio Grande do Sul, Ba-Vi na Bahia, Atlético x Cruzeiro em Minas Gerais -- ou no período do Santos de Pelé. O Rei estreou em 1957. Entre 1955 e 1975, em 21 disputas, o Santos ganhou doze vezes.

O gol do título marcado por João Gomes, formado no Ninho do Urubu indica que a hegemonia não está baseada apenas no poder econômico, embora seja um ponto central. O Flamengo mantém vocação para descobrir e lançar jovens jogadores.

Os onze títulos no século 21, o sexto tricampeonato da história, são motivos para os rubro-negros festejarem. Também para os rivais refletirem e trabalharem. 

Nenhum comentário: