Flamengo Campeão da Copa Libertadores da América 1981
História
No melhor ano da história do Flamengo, 1981, para chegar ao título do Mundial Interclubes, o Rubro-Negro teve que ser campeão também da Copa Libertadores da América. Com grandes atuações de Zico, a equipe foi campeã praticamente invicta, perdendo apenas um jogo, o segundo da decisão, e carimbou o passaporte rumo a Tóquio.
Depois de passar por clubes como o Cerro Porteño, o Atlético-MG e o Jorge Wilsterman, o Fla chegou à final contra o Cobreloa, do Chile. O primeiro jogo da decisão foi disputado no Maracanã, com mais de 93 mil pagantes. O Mengo não decepcionou, e venceu por 2x1, com dois gols do Galinho de Quintino.
Com a vantagem, o time foi para a segunda partida como favorito. No entanto, jogando contra uma marcação forte e violenta do Cobreloa, o Fla não conseguiu impor seu ritmo habilidoso e veloz, jogando no Uruguai, e foi derrotado por 1x0. Por isso, a final foi levada para uma terceira e decisiva partida, onde o vencedor levaria o título.
Em mais um show de Zico, no inesquecível dia 23 de novembro de 1981, o Flamengo bateu os chilenos por 2x0, e para delírio da imensa Nação Rubro-Negra, se sagrou o melhor time das Américas. Time que depois sagraria-se o melhor do mundo.
O Elenco
Time antes do terceiro jogo da Final da Taça Libertadores - FlaEstatística
Goleiro: Raul
Lateral-Direito: Leandro
Zagueiro: Marinho
Zagueiro: Nei Dias
Lateral-Esquerdo: Júnior
Volante: Adílio
Volante: Andrade
Meia: Zico
Ponta de Lança: Tita
Ponta de Lança: Lico
Centroavante: Nunes
Técnico: Paulo César Carpeggiani
Reservas: Cantarelli, Figueiredo, Peu, Anselmo, Mozer e Baroninho.
Retirado de "http://www.flamengo.com.br/flapedia/Flamengo_Campe%C3%A3o_da_Copa_Libertadores_da_Am%C3%A9rica_1981"
Elenco do Flamengo
O time base da competição foi: Raul, Leandro, Mozer, Figueiredo e Junior; Andrade, Adilio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Participaram da campanha Nei Dias, Marinho , Baroninho, Anselmo. Técnico: Carpegianni.
O Flamengo jogou 14 vezes, conquistando 9 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota. O time fez 28 gols e sofreu apenas 13. O artilheiro da competição foi Zico, com 11 gols.
Artilheiros
Flamengo
Gols Jogador
11 Zico
6 Nunes
3 Adílio
Baroninho
2 Chiquinho
1 Anselmo
Marinho
Tita
Fonte: http://www.flamengo.com.br/flapedia/Copa_Libertadores_da_Am%C3%A9rica_1981
Nenhum comentário:
Postar um comentário